TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA

Coordenadora: Suzana L’Abbate Marcondes Kelian

Equipe de Terapeutas:

  • Ana Maria Grimaldi
  • Janete Maria Guide de Lima
  • Selma Guarinon Kuperman
  • Silvia de Azevedo Barretto Fix

   O encontro é aberto a pessoas de diferentes gêneros, idades, raças, religiões, etc. para conversar sobre o cotidiano: saúde, família, trabalho, vizinhança, vida em geral, promovendo trocas de experiências e de sabedorias aprendidas na escola da vida. Conversar sem julgamentos, conselhos, análises e interpretações. Falar é saúde. Desabafar é saúde.

   A TCI é uma maneira de conversar criada em 1986 pelo psiquiatra e antropólogo Professor Adalberto de Paula Barreto, da Universidade Federal do Ceará, e está presente em 29 países das Américas, Europa e África, em seis idiomas.

   A Terapia Comunitária Integrativa é considerada pelo Ministério da Saúde como prevenção de saúde mental, uma abordagem psicossocial avançada, prática terapêutica coletiva que envolve os membros da comunidade numa atividade que possibilita a construção de vínculos e de redes sociais solidárias e melhorando da qualidade de vida e da auto-estima. Está inserida na PNPIC–Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (Portaria do Ministério da Saúde MS– 971 de 03/05/2006).

   As rodas de TCI, são conduzidas por terapeutas capacitados por instituições credenciadas pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa – ABRATECOM – (abratecom.org.br), sendo o CEAF uma dessas instituições.

Convidamos você para participar da Roda de TCI–Terapia Comunitária Integrativa:
  • Toda Quinta-feira, às 17h30 no link abaixo.
  • Toda 1a quinta-feira útil de cada mês o encontro é presencial na sede do CEAF.
https://us02web.zoom.us/j/84590509750?pwd=Q0p5UmFGcUNGV0svenphaEV2Y0Zndz09 – Senha: ceaf

Credenciamento

CREDENCIAMENTO: Em 2005 o CEAF foi credenciado pela ABRATECOM – Associação Brasileira de Terapia Comunitária  como Polo Formador em Terapia Comunitária Integrativa.