PROGRAMA INCENTIVAR

Coordenadora: Sonia Christina Thorstensen.


   Este programa foi idealizado em 2020 por um grupo de Psicólogos, Psicanalistas, Educadores e outros Profissionais de áreas afins.

   Todos estes profissionais são voluntários que tem como objetivo o atendimento psicoeducativo de adolescentes de instituições e escolas públicas, suas famílias e seus professores.

Público Alvo: Adolescentes entre 15 e 18 anos.

Atendimento: Em entidades credenciadas com reuniões de supervisão às sextas-feiras das 11h00 às 12h30h on-line.

O Adolescente, A Família, A Escola e A Comunidade.

Objetivos: Promover maior integração entre o adolescente, sua família e a escola tendo em vista sua participação ativa na comunidade em que vive.


Modo de ação: Rodas de Conversa com adolescentes, professores e pais; Lives sobre os temas de interesse desses três grupos.

Instituições Credenciadas: Instituto Ana Rosa; E. E. Deputado João Doria; E. E. Carlos Gomes e E. E. Soldado Eder

   O atendimento se dá on-line, no formato de Rodas de Conversa, “Lives” e, eventualmente, em atendimentos individuais breves.

   No ano de 2020, só foi possível atender os grupos de professores em decorrência da dispersão dos alunos devido à pandemia.

   Foram organizados ciclos de oito Rodas de Conversa, com duração de uma hora e meia, com direito a certificado emitido pelo CEAF para quem participasse de 85% dos encontros.

   A ideia geral foi abrir espaços de escuta para os professores, acolhendo suas dúvidas, angústias e conflitos, além de discutir temas emergentes em cada grupo específico, sempre tendo como centro de nossas atenções os processos de desenvolvimento do adolescente.

   As reuniões semanais de coordenação dos voluntários ocorrem às sextas-feiras, das 11h00 às 12h30h, na qual se organizam tanto os atendimentos como se discutem temas referentes ao processo do adolescente, com “lives” de profissionais convidados.

Participam do Programa Incentivar:
Sônia Thorstensen, Beatriz Rangel, Besita Suplicy, Célia Valente, Cristina Prado, Eliana Nogueira do Vale, Eloisa Elena Correia Carneiro, Hugo Dias, Larissa Zalcberg, Lígia Teixeira, Ma Isabel Garcia Dias, Rosely Pennacchi, Sônia Marchini, Tânia Zalcberg, Walderez Bittencourt e Wolfgang Knapp.

O processo adolescente